- A ARCA DA ALIANÇA -


A Arca da Aliança foi feita por Moisés por ordem de Javé (Ex.25,10-22) e era um cofre, uma urna de madeira lacrada revestida de ouro por dentro e por fora, a tampa de ouro puro tinha encima a imagem de dois querubins em adoração. (Hebreus 9,1-5)A arca era guardada pelos judeus no lugar mais sagrado do templo, chamado “santo dos santos”. A tampa se chamava “propiciatório” e era de onde Deus falava com o seu povo. A arca era o objeto mais sagrado da antiga aliança, representava o próprio Deus entre os homens. Sendo reverenciada pelos judeus (I Sam. 4,22) pois continha dentro dela a LEI (TÁBUAS DE MOISES) A florida de Aarão e um pouco do Maná (pão do céu) era o sinal da presença de Deus no meio do povo (II Cron.5,6). Davi transportou a Arca em solene procissão até Jerusalém (II Sam.6) e esta arca desapareceu misteriosamente durante a invasão da babilônia.


A Arca fazia parte do conjunto do Tabernáculo, com outras tantas especificações. Ela ficaria repousada sobre um altar, também de madeira coberto de ouro, com uma coroa de ouro ao lado.
Somente os
sacerdotes levitas poderiam transportar a tocar na arca, e apenas o Sumo-Sacerdote, uma vez por ano, no dia da expiação, quando a Shekiná (presença de Deus) se manifestava, entrava no santíssimo do templo. Estando ele em pecado, morreria instantaneamente.
Outros relatos bíblicos se referem ao roubo da arca por outros povos inimigos de
Israel (filisteus), que sofreram chagas e doenças enquanto tinham a arca em seu poder. Homens que a tocavam que não fossem levitas ou sacerdotes morriam instantaneamente

MARIA - A NOVA ARCA DA ALIANÇA



Para entendermos que cofre celestial é este onde Deus reservou Suas graças de santificação das almas, precisamos ler o que está escrito em Apocalipse 11, 19-12, 1. Entenda que esta passagem foi escrita por S. João como um único texto, e que só depois de muitos séculos é que foi dividida em capítulos e versículos. Se nós a lermos nesta seqüência de texto corrido então nos ficará clara a mensagem que S. João recebeu, e a mensagem é esta: A ARCA DE DEUS GUARDADA NO CÉU É A MISTERIOSA MULHER REVESTIDA DE SOL.

Da mesma forma que a antiga arca era acompanhada da nuvem da presença de Deus (Ex.40,35), o Altíssimo cobriu Maria com sua sombra (Lucas 1,35),

Jesus é a encarnação da perfeita aplicação da Lei (cf. Mt 5, 17), é Ele o novo e eterno sacerdote (cf. Hb 3, 1-6) e Ele mesmo disse que era o verdadeiro Pão do céu (cf. Jo 6, 32-36); assim como na primeira aliança esses dons divinos foram guardados numa arca material sagrada (menos perfeita), que não permaneceu neste mundo, também na Nova Aliança eles, em Cristo, são dados aos homens depositados na nova arca sagrada, agora mais perfeita, que também não permaneceu neste mundo, e esta Arca da Nova Aliança é Maria Santíssima.


Desta forma fica claro que a Arca que aparece no céu é o misterioso sinal da Mulher revestida de sol, e esta é a Mãe de Deus, na qual estiveram guardados os dons da manifestação da salvação e também estão guardadas as preciosas bênçãos da santificação. Deus fez em Maria o que pretende fazer em toda alma que recebe a Cristo, por isso ela é sinal necessário de santidade e medianeira de todas as graças.Nesta arca estão guardados os tesouros celestiais de santificação porque ela foi habitação plena de Deus, sendo sempre e tão somente pessoa humana. Como a primeira arca ela é de material perecível, porém revestida de puro ouro, sinal do imperecível (cf. I Cor 9, 25).
Esse ouro que a reveste é a graça de Deus em plenitude, por isso é a cheia de graça, simbolizado no revestimento de sol, e pisa sobre a lua porque supera a instabilidade do pecado e se mantém inabalável na vontade de Deus, comunicando a graça dEle a todos que a seguem e a honram.
A graça divina perdida por Eva transforma o mundo e o coração dos homens em deserto, porém em Maria se cumpre a realização profética da nuvem luminosa (Eclo.24,6-7) pois ela carrega a chuva da graça– Jesus, bendito fruto de seu ventre!




RECEBA UMA IMAGEM DA VIRGEM DE GUADALUPE

MANDE SEU NOME E ENDEREÇO PARA O E-MAIL:

devotossaosebastiao@ig.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENÁRIO OU ESCREVA PARA NÓS PELO E-MAIL:
mac-jordan@hotmail.com