IGREJA CATÓLICA ACOLHE FIÉIS ANGLICANOS!
A Congregação para a Doutrina da Fé do Vaticano, instituiu o Ordinariato Pessoal de Nossa Senhora de Walsingham neste sábado, 15. A decisão possibilita que diversos grupos de pastores e fiéis anglicanos da Inglaterra e País de Gales - que expressaram a aspiração de entrar em comunhão plena e visível com a Igreja Católica - possam concretizar seu desejo.
 O Ordinariato cuidará da preparação catequética desses grupos que, na Páscoa, serão recebidos na Igreja Católica, juntamente com os seus pastores, bem como acompanhar os ministros que estão se preparando para serem ordenados no sacerdócio católico, em data próxima a Pentecostes. O patrono do Ordinariato é o Beato John Henry Newman, beatificado por Bento XVI em setembro do ano passado, durante a histórica viagem apostólica ao Reino Unido.
 O Papa nomeou como primeiro Ordinário o reverendo Keith Newton, 58 anos. Ele faz parte do grupo de três ex-bispos anglicanos que foram ordenados sacerdotes católicos pelo Arcebispo de Westminster, Dom Vincent Nichols, na manhã desta sábado. Os outros dois são o reverendo Andrew Burnham e o reverendo John Broadhurst.

"Espero que o Ordinariato seja um dom para a Igreja Católica e que eu, juntamente com os sacerdotes e os fiéis integrantes do Ordinariato, estejamos a serviço de toda a Igreja", afirmou o reverendo Keith.
Um Ordinariato Pessoal é uma estrutura canônica que possibilita uma "reunião corporativa". Neste caso, permite àqueles que eram anglicanos entrar em plena comunhão com a Igreja Católica e conservar elementos do seu patrimônio específico, como a liturgia e a espiritualidade.
Com esse formato, a Anglicanorum coetibus busca garantir, por um lado, o objetivo de salvaguardar, no interior da Igreja Católica, as veneráveis tradições litúrgicas, espirituais e pastorais anglicanas e, por outro, a plena integração destes novos grupos e respectivos pastores na Igreja Católica.
Dois meses após a visita ao Reino Unido do Papa Bento XVI, Andrew Burnham, Keith Newton e John Broadhurst anunciaram em novembro passado que se somariam à Igreja católica romana, para marcar sua oposição às decisões recentes dos anglicanos sobre a ordenação de mulheres ou a bênção a uniões homossexuais.
Os três bispos, por serem casados e pais de família, não podem conservar a mesma hierarquia no seio da Igreja Católica, pelo que, então, foram ordenados padres.
Segundo o agora padre católico e ex-bispo anglicano Keith Newton, 50 representantes do clero anglicano poderão fazer o mesmo, nos próximos meses.

 CATÓLICOS PARTEM PARA SER MAIORIA NA INGLATERRA
LONDRES, 2007-02-16 (ACI).- Os católicos no Reino Unido aumentam cada dia mais, devido à intensa imigração dos últimos anos, sobre tudo dos países do leste europeu como a Polônia, e poderiam chegar a superar o número de anglicanos no país. Assim o assinala um relatório do instituto Von Hugel, de Cambridge, que foi publicado ontem no jornal The Times, segundo o qual as paróquias católicas vêem crescer fortemente o número de fiéis. Enquanto em alguns lugares, a Igreja Católica respondeu positivamente a esse fenômeno, em outros se viu “afligida” pela magnitude do desafio que representa a maciça afluência de novos fiéis, explica o relatório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENÁRIO OU ESCREVA PARA NÓS PELO E-MAIL:
mac-jordan@hotmail.com