A INTERCESSÃO DOS SANTOS NA BÍBLIA
“A oração do justo tem grande eficácia.”
(Tg 5,16)
"Orai uns pelos outros, para serdes
salvos, porque a oração do justo, sendo fervorosa, pode muito" (S.Tiago 5,
16)
"O meu servo Jó... orará por vós e admitirei propício a sua face" (Jó 42, 8)
"O meu servo Jó... orará por vós e admitirei propício a sua face" (Jó 42, 8)
"Moisés chamou ao Senhor: Deus de Abraão,
Deus de Isaac, Deus de Jacó. Ora Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos
porque todos vivem para Ele.” (Lc 20, 37-38).
No evangelho de S. Mateus (22, 30), Jesus Cristo ensina que os "santos são como os anjos de Deus no céu". Zacarias diz: "que o anjo intercedeu por Jerusalém ao Senhor dos exércitos" (1, 12 -13).
Os justos, os santos e os anjos do Céu se interessam pelos homens, intercedem pelos homens, e devem ser invocados e louvados.
No evangelho de S. Mateus (22, 30), Jesus Cristo ensina que os "santos são como os anjos de Deus no céu". Zacarias diz: "que o anjo intercedeu por Jerusalém ao Senhor dos exércitos" (1, 12 -13).
Os justos, os santos e os anjos do Céu se interessam pelos homens, intercedem pelos homens, e devem ser invocados e louvados.
O arcanjo Rafael diz a Tobias: "Quando rezavas com lágrimas, e sepultavas os mortos, eu oferecia tua oração a Deus" (Tob. 7, 12) (Os protestantes tiraram esse livro).
A própria Bíblia
aplica o título de mediador também a Moisés (Dt 5, 5): "Eu fui naquele
tempo intérprete e mediador entre o Senhor e vós".
Quando a Sagrada
Escritura diz que Nosso Senhor é o único caminho entre os homens e Deus, não
quer dizer que entre os homens e Nosso Senhor não possa haver intercessores. É
claro, só Nosso Senhor é o intercessor entre nós e Deus Pai, mas não significa
que entre nós e Ele não existam pessoas que O conheceram, amaram e serviram de
forma exemplar.
É por isso que a doutrina católica chama Nossa
Senhora de "Mediatrix ad Christum mediatorem", isto é, "Medianeira
junto a Cristo mediador". Deste modo, Cristo fica como
único mediador entre Deus e os homens; e a Virgem Maria se torna uma "medianeira junto a Cristo".
O poder de
interceder está expresso em diversas passagens das Sagradas Escrituras, como
nas Bodas de Caná, onde Nosso Senhor não queria fazer o
milagre, pois "ainda não havia chegado Sua hora" Bastou
Nossa Senhora pedir para que seu Filho fizesse o milagre, que Ele
adiantou sua hora para atender à intercessão de sua Mãe Santíssima. Que tamanho
poder de intercessão têm Nossa Senhora! Fazer com que Deus, por assim dizer,
mudasse seus planos? É tal o poder de Nossa Senhora que a doutrina católica a
chama de onipotência suplicante, ou seja, Aquela que tem, por meio da súplica a
seu Filho, o poder onipotente!
Os Santos não dormem após a morte, pois "Deus é
Deus dos vivos" e não dos adormecidos.
Na transfiguração do Tabor, Nosso Senhor aparece ao lado de Elias e de
Moisés. Elias está no Paraíso terrestre (ele não morreu e deve voltar no fim
do mundo) e Moisés já estava morto (Lc 9, 28).
Ora, como alguém
que esteja dormindo pode aparecer "acordado" ao lado de Nosso Senhor?
Quanto maior a virtude de uma pessoa, tanto mais perto de Deus ela está e tanto
mais pode interceder por nós.
Veja essa outra citação: "santos são como os anjos de Deus no
céu" (S. Mateus 22, 30). Será que os anjos também estão dormindo? E o
nosso anjo da guarda? E os anjos que governam os astros?
Ora, é muita contradição defender que os santos estão dormindo, mesmo porque, Deus, voltando-se ao bom ladrão, disse: "Em verdade, em verdade vos digo, ainda hoje estarás comigo no paraíso".
Ora, é muita contradição defender que os santos estão dormindo, mesmo porque, Deus, voltando-se ao bom ladrão, disse: "Em verdade, em verdade vos digo, ainda hoje estarás comigo no paraíso".
Ora, ele não
disse que após adormecer e após a ressurreição dos corpos S. Dimas estaria no
paraíso!.
Em Ap. 6, 9s, os mártires, junto ao altar de Deus nos céus, clamam em alta voz:
"Até quando, ó Senhor Santo e verdadeiro, tardarás a fazer justiça, vingando nosso sangue contra os habitantes da terra?"
"Até quando, ó Senhor Santo e verdadeiro, tardarás a fazer justiça, vingando nosso sangue contra os habitantes da terra?"
Como se vê, os justos estão conscientes após a
morte!
Isso não é idolatria como afimam os protetantes!
Pois o próprio Deus MANDOU que pessoas se ajoelhassem diante das outras para fazer uma PRECE DE JOELHOS!
(Isaías 45,14) "Assim diz o Senhor: O trabalho do Egito, e o comércio dos etíopes e dos sabeus, homens de alta estatura, passarão para ti, e serão teus; irão atrás de ti, virão em grilhões, e diante de ti se prostrarão, far-te-ão as suas súplicas , dizendo: Deveras Deus está em ti, e não há nenhum outro deus."
Veja, o Senhor Deus manda se ajoelhar diante de Ciro para SUPLICAR!
E isso se chama PRECE!
Veja outro exemplo!
(Gen 49:8) – "Judá, a ti te louvarão os teus irmãos; a tua mão será sobre o pescoço de teus inimigos, os filhos de teu pai a ti se inclinarão"
Veja essa outra passagem acima!
As pessoas se ajoelharam diante de Judá para LOUVÁ-LO!
E isso se chama PRECE!
Veja outro exemplo!
(Gen 49:8) – "Judá, a ti te louvarão os teus irmãos; a tua mão será sobre o pescoço de teus inimigos, os filhos de teu pai a ti se inclinarão"
Veja essa outra passagem acima!
As pessoas se ajoelharam diante de Judá para LOUVÁ-LO!
Assim, vemos que não há problemas em se
ajoelhar para pedir oração a um santo, anjo ou Maria, pois é sinal de
respeito, veneração, reverência, do mesmo modo que Abrão, Ló, Davi,
Abigail.
O louvor que prestamos aos santos, é a
recordação de suas virtudes, pois "Bom renome vale mais que grandes riquezas
e a boa reputação vale mais que a prata e o ouro" (Pr 22,1) Louvar os santos é proclamar a bem-aventurança
deles, como Isabel para Maria:
"Bendita és tu, entre as mulheres, e bendito o fruto do teu ventre!" (Lc 1,43)
"Bendita és tu, entre as mulheres, e bendito o fruto do teu ventre!" (Lc 1,43)
O QUE CONTA É A INTENÇÃO MAIS QUE O
GESTO
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