A América necessita de Guadalupe!

A Virgem de Guadalupe é mais do que uma figura religiosa é um ícone cultural. A Basílica de Guadalupe é o segundo mais visitado centro católico do mundo depois do Vaticano.

Em 12 de dezembro, no México e em muitas cidades do mundo onde existem comunidades mexicanas, missas , procissões e danças acontecem em honra da Virgem de Guadalupe. Mas o que muitos não sabem é que ela não é apenas " Rainha e Padroeira do México ", mas “das Américas" Então, se você é católico e vive neste continente, "La Virgen Morena "é também sua patrona!

Um dia, quando um índio mexicano chamado Juan Diego estava atravessando o Monte Tepeyac em direção a Cidade, foi subitamente interrompido por uma luz brilhante. Diante dele apareceu uma mulher de pele morena que foi anunciada como a Virgem Maria. Ela pediu-lhe para dizer ao bispo que construisse um templo em sua honra no Monte Tepeyac. Isso aconteceu em 09 de dezembro de 1531.
Quando Juan Diego informou o pedido, o Bispo incrédulo pediu para que voltasse com a prova da aparição. Em 12 de dezembro, Juan Diego voltou para o morro e novamente viu a mulher e disse-lhe que estava a procura do bispo. Ela pediu-lhe para pegar algumas flores no alto do monte desolado em seu manto e levá-las ao bispo como prova da sua existência. Quando Juan Diego foi ao bispo e abriu sua capa, ao cair as rosas, formou-se diante de todos uma imagem clara da Virgem. O templo foi construído e, mais tarde substituído por um maior. O Vaticano reconheceu o milagre mais de 200 anos mais tarde, após longos e profundos estudos.

Disse o Papa Bento XIV, em 1754: "Nela tudo é milagroso: uma Imagem que provém de flores colhidas num terreno totalmente estéril, no qual só podem crescer espinheiros... uma Imagem estampada numa tela tão rala que através dela pode se enxergar o povo e a nave da Igreja...
Deus não agiu assim com nenhuma outra nação".
Coroada em 1875 durante o Pontificado de Leão XIII, Nossa Senhora de Guadalupe foi declarada "Padroeira de toda a América" pelo Papa Pio XII a 12 de outubro de 1945. No dia 27 de janeiro de 1979, durante sua viagem apostólica ao México, o Papa João Paulo II visitou o Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe e consagrou à Mãe Santíssima toda a América Latina, da qual a Virgem de Guadalupe é Padroeira.
Nossa Senhora de Guadalupe é basicamente um símbolo do continente. Se a devoção à figura da Nossa Senhora reflete a importância da figura da mãe no continente, a Nossa Senhora de Guadalupe reflete um continente mestiço. É encontro do mundo dos europeus e dos indígenas, de um continente em que religião, a cultura, a arquitetura seriam os reflexos destes dois mundos.

A maior pobreza e sofrimento do nosso tempo é espiritual, a perda do sentido de quem somos como filhos de Deus e, portanto, a perda de esperança e de sentido em nossas vidas. Nossa pobreza espiritual exige um remédio espiritual. A vinda do Filho de Deus no mundo é o verdadeiro remédio e duradouro de nossa pobreza espiritual, Pai é perfeito o ato do amor de Deus para nós, como Seus filhos e filhas.
A Mãe de Deus, Nossa Senhora de Guadalupe, constantemente nos aponta para o mistério da Encarnação, que nos dá esperança inabalável e direcção para nossas vidas. O Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe será um meio comprovado através da qual a Mãe de Deus pode nos levar a seu Filho encarnado para redescobrir a nossa dignidade de filhos e filhas de Deus nele, a ser preenchido com esperança e dar esperança ao nosso mundo.

Um comentário:

  1. Desde Argentina les deseamos BENDICIONES!
    Y que Mamá María siga acompañando nuestro caminar!
    BENDICIONES!!!

    http://www.en-red-arse.com.ar/

    ResponderExcluir

DEIXE SEU COMENÁRIO OU ESCREVA PARA NÓS PELO E-MAIL:
mac-jordan@hotmail.com