MARIA - PORTA DO CÉU

S. Agostinho dizia: “A Virgem Maria é o caminho que Jesus serviu para vir até nós, e também é o caminho que devemos servir para ir até Ele”. Muitos não entendem esta afirmação, pois dizem que nas Sagradas Escrituras o próprio Jesus disse em João 14, 6: “Eu sou o caminho a verdade e a vida, ninguém vai ao Pai se não por mim”. Esta afirmação está correta, porém Jesus disse que é o caminho que leva ao Pai, e S. Boaventura disse que “Maria é o caminho que leva a Jesus”. E diante deste abismo de misericórdia divino, Deus nos presenteou a Virgem Maria como a porta do céu. Quem compreendeu bem isto foi S.Cura d’Ars, que escrevia : “para entrar em um prédio precisamos passar pelo porteiro; para entrar no céu precisamos passar por Maria

É claro que ao lermos isto não vamos ficar como católicos parasitas, sem esforço algum, pensando que a Virgem fará tudo. É claro que não, pois S. Felipe Neri dizia: “O paraíso não foi feito para os preguiçosos”

É a você que escrevo, para que com determinação se consagre à Virgem Maria, sendo fiel ao Rosário, à ponte que te salva, e lutar com a esperança dos Santos, que no derradeiro momento o socorro materno da Virgem Maria virá ao teu encontro e te levará pelas mãos para ser recebido por Seu Filho, Jesus, pois para entrar no céu terás que passar por uma porta e esta porta é Maria, sua Mãe que te ama, e que disse em Fátima: “Muitas almas vão ao inferno. Para salvá-las, meu filho, terás que estabelecer no mundo a devoção ao meu Imaculado Coração”. E você, que acaba de ler este texto, está sendo vocacionado a se consagrar a este Coração que tanto o ama e que ao seu lado, por toda eternidade, quer estar.

Que a Virgem Maria é a segunda Eva, nos é revelado pelos apóstolos São João e São Paulo, basta vermos as seguintes passagens: Gen 3, 15; Jo 2, 4; Gal 4,4 e Ap 12,1.

Adão e Eva foram criados em estado de graça santificante. Além dos dons sobrenaturais possuía Eva os dons preternaturais chamados dons de integridade.Esse dom de integridade ou retidão significa imunidade à concupiscência.Concupiscência é a tendência espontânea, seja sensitiva ou espiritual, que precede a toda reflexão do entendimento e toda resolução da vontade e que persiste ainda contra a decisão desta última. O dom de integridade consiste no domínio perfeito do livre arbítrio sobre toda tendência sensitiva ou espiritual, mas deixa subsistir a possibilidade do pecado.



Antes de pecar, Eva vivia em um estado de felicidade não perturbada por moléstia alguma. Após o pecado inicia-se o processo de degradação da raça humana. Adão e Eva eram belíssimos e sábios em todos os aspectos. O pecado trouxe a morte! Como Eva pecou, ela não só perdeu para si a graça santificante (dons sobrenaturais de santidade e justiça), mas perdemos todos nós. Ela perdeu e não pôde mais transmiti-la. Transmitiu-nos o pecado.

Na plenitude dos tempos, a segunda Eva – a Virgem Maria – a mais sublime criatura de Deus, perfeita, belíssima, predestinada para ser a mãe do segundo Adão e nos méritos dele é concebida sem o pecado original originante e possui em grau elevadíssimo todos os dons sobrenaturais, preternaturais e naturais que um dia a primeira Eva possuis, menos a imunidade à dor e ao sofrimento para, como co-redentora, solidária aos homens, cooperar na obra da salvação.A Virgem Maria é o prisma de Deus, pois ela reflete toda a graça, sabedoria, bondade, amor e misericórdia de Deus. Tudo o que Deus planejou realizar no ser humano o fez em Maria Santíssima.

O sim de Maria Santíssima a Deus renovou o plano de Deus na obra da criação e Deus olhou a Virgem Bendita e achou-a ótima. Quem tem ouvidos para ouvir ouça... Necessário se faz lembrar que Adão e Eva eram inseparáveis. Eva era carne, sangue e ossos de Adão. O que Deus uniu não separe o homem. Eva era cooperadora de Adão.Vamos agora mostrar que a Virgem Maria é a segunda Eva. A primeira mulher ouvindo ao demônio disse não a Deus, trazendo o pecado e a morte à humanidade. A virgem Maria ouvindo um anjo de Deus, Gabriel, disse sim a Deus, concebeu e deu à luz Cristo, vencendo o demônio, trazendo para nós a graça e a vida. Eva foi desobediente, não teve fé em Deus. a Virgem Maria foi obediente, cheia de fé. Eva é a mãe da nossa natureza pecaminosa e a Virgem Maria é a mãe da vida na Graça. Eva gerou-nos para o pecado. Maria gerou-nos como mãe do segundo Adão, na Graça. Nossa Senhora restitui-nos o que Eva perdeu. Portanto Eva é a mulher vencida e a Virgem Maria é a mulher vencedora!


Deus Pai predestinou Cristo para vir ao mundo e ao mesmo tempo predestinou Maria para realizar seu plano de amor. O que Deus uniu não separe o homem.