OS PAPAS E A VIRGEM DE GUADALUPE

1644 - O Papa Urbano VIII concedeu Indulgência Plenária aos que visitaram o Santuário no dia da festa titular.

1675 - No dia 7 de janeiro o Clemente X concede indulgências a Confraria de Nossa Senhora de Guadalupe.

1725 - O Santo Padre Benedito XIII decreta a Bula “Villa”, no dia 2 de fevereiro, tendo em visita a grande devoção do povo do México a Nossa Senhora de Guadalupe. Ergueu-se a Igreja Paroquial de Guadalupe em Colegiata, quer dizer, um templo que deve ser servido por um abade e vários canônicos, que têm a obrigação de cantar salmos na hora do Senhor e sua Mãe Bendita, e diversos eclesiásticos que estão obrigados a atender dia e noite o culto a Deus e o bem dos fieis com particular esmero.

1751- O Papa Benedito XIV recebe das mãos do Padre Juan Lopez uma cópia da Imagem, feita por Miguel Cabrera. Ficou surpreendido, e derramando umas lágrimas, depois de um breve silencio, pronunciou as palavras do Salmo 147, que aplicou às aparições: “non fecit taliter omni nationi” (não fez coisa igual para nenhuma nação).

1754 - O Sumo Pontífice Benedito XIV ordenou que fosse solenizada a festa do dia 12 de dezembro, com ofício e Missa próprios.

1854 - O Papa Pio IX aprovou a Ordem de Guadalupe.

1895 - O Papa Leão XIII autorizou que se coroasse solenemente a Imagem de Guadalupe. A coroação de uma imagem é um tácito reconhecimento da Santa Sede ao culto e veneração que esta merece. São poucas no mundo, e por isso se lhes concede tanto privilegio. Até 1975 tiveram lugar 160 coroações solenes em diferentes lugares e apenas 19 pontifícias. 1895 Junto com o novo texto para a Missa da Festa do dia 12 de dezembro, o Papa Leão XIII dirigiu ao Episcopado e ao povo do México uma preciosa carta que, entre outras coisas dizia: “com todo amor do nosso coração, exortamos a nação mexicana que sempre conserve esta imitação e veneração à Divina Mãe, como a Glória mais insigne e fonte do bem mais apreciável: sua Fé Católica – o tesouro mais precioso e que corre o risco de perder-se nos tempos. Estejam profundamente convencidos que esta Fé permanecerá em toda sua integridade, enquanto mantenham a piedade, como fizeram seus antepassados. Por tanto, procurem todos, com muito afeto, amar e venerar a Santíssima Virgem de Guadalupe”.

1900 - O Concílio Plenário Latino-americano, obtém do Papa Leão XIII a festa de Guadalupe para toda a América Espanhola.

1904 - O Papa S. Pio X eleva a Igreja de Santa Maria de Guadalupe à qualidade de Basílica Menor. 1910 No dia 24 de agosto, o Papa São Pio X declarou a Virgem de Guadalupe “Celestial Padroeira da América Latina”.

1935 - O Patronato da Virgem para toda a América Latina concedida por São Pio X, é estendido as Ilhas Filipinas, pelo Papa Pio XI, em 16 de julho.

1945 - Por ocasião do Cinqüentenário da Coroação Guadalupana, sua Santidade Pio XII, em uma mensagem de radio, disse: “Na margem do lago de Texcoco floresceu o milagre. Na tilma do pobrezinho Juan Diego pincéis que não eram daqui de baixo, deixaram pintada a imagem docíssima que o trabalho corrosivo dos séculos maravilhosamente respeitaria”.

1966 - O Papa Paulo VI concedeu a “Rosa de Ouro”, distinção que somente têm uns poucos Santuários Marianos como Loreto, Lurdes e Fátima.

1966 - Nas palavras que pronunciou o Papa Paulo VI ao abençoar a Rosa de Ouro, antes de enviar-la ao México, destacam-se: “a ternura da devoção Mariana enche as paginas da historia cristã de vosso país, dando fisionomia peculiar a vossa vida coletiva e social; penetra na intimidade dos lares e da vida pessoal de todos. Nas horas de prova e de dor, os nomes de Cristo Rei e Maria de Guadalupe fizeram soar a fibra católica de um povo que não retrocedeu ante o heroísmo que compõe a fidelidade ao Evangelho”

1970 - O Papa Paulo VI enviou uma mensagem televisiva, via satélite, como homenagem a Virgem e por ocasião do 75º aniversario da Coroação Pontifícia.

1979 - Sábado, 27 de Janeiro, o Santo Padre João Paulo II chega a Basílica de Guadalupe e ajoelha-se diante da Imagem de Nossa Senhora de Guadalupe, e reza com grande fervor. 1979 No dia 27 de janeiro, o Papa, durante a celebração eucarística, pronunciou estas vibrantes palavras: “Salve Maria! Meus irmãos, vocês não acreditam o quanto estou feliz, porque os primeiros passos da minha peregrinação como sucessor de Paulo VI e João Paulo I trouxeram-me precisamente aqui. Trouxeram-me a Ti, Maria, neste Santuário do Povo do México e de toda a América Latina, na qual desde tantos séculos manifestou-se sua maternidade. Oferecemos-te todos estes filhos de Deus, a Igreja de México e de todo o Continente; oferecemos-te como propriedade tua. Você entrou dentro dos corações dos fieis, através do sinal da tua presença, que é a Imagem de Guadalupe. Fica, agora e para sempre, nos nossos lares, em nossas paróquias, missões, dioceses e em todo nosso povo”

1990 - O Papa João Paulo II volta a Basílica de Guadalupe no dia 6 de maio, e declara Beato a Juan Diego. 2002 Juan Diego é canonizado pelo Papa João Paulo II e sua festa é comemorada no dia 9 de dezembro.
RECEBA UMA IMAGEM DA VIRGEM DE GUADALUPE
envie NOME e ENDEREÇO para o e-mail: