A PROMESSA DA SALVAÇÃO
O plano inicial de Deus, perdido por Adão e Eva, é restaurado em Jesus e Maria!
Quando Deus criou o homem, era seu propósito desfrutar com ele uma comunhão íntima e pessoal. Infelizmente, a intervenção do diabo e a entrada do pecado na natureza humana retardaram esse propósito, e sua consecução necessitou ser feita por um novo caminho - Jesus Cristo!
A dívida do homem para com Deus é imensa, impagável. Quem pode restituir plenamente a um Deus que foi ofendido em sua justiça e santidade?
O meio encontrado por Deus foi a encarnação da segunda Pessoa da Trindade - o Filho. Por meio de sua morte na cruz, o Filho de Deus proveu uma solução que satisfizesse tanto a justiça como o amor de Deus.
"Só Ele (Jesus Cristo) pôde representar toda a humanidade em sua própria pessoa, e expiar todo o seu pecado. Assim a maldição do pecado foi anulada, o mundo reconciliado e sua união com Deus restabelecida". 
Tudo isso aconteceu com a cooperação e participação ativa da Santísima Virgem Maria, escolhida e preparada para a missão singular de ser o canal por meio do qual essa salvação chegou ao mundo. Esse canal deveria estar 'livre' de toda mancha do pecado para que assim fosse restaurado o plano inicial de Deus para a humanidade.
A necessidade dos eventos terem ocorrido como de fato ocorreram (criação-queda-encarnação do Filho- salvação) pressupunham, de antemão a vinda do Messias. E esta já estava prevista e planejada desde a eternidade.
Antes da criação do homem já havia um plano eterno para resgatá-lo dos efeitos malignos e tenebrosos de sua decisão rebelde. Em seu amor, Deus já havia suprido um meio de resgatar o homem de sua condição de pecado.
O nascimento de Jesus de Nazaré não foi prematuro, nem tardio. Ele nasceu no tempo exato, de acordo com a agenda profética de Deus. Não se tratou de um acidente, ou de um golpe do destino. Tudo foi planejado, predito e prometido com centenas de anos de antecedência.
Assim também a escolha e preparação de Maria foi algo pensado por Deus que a preparou 'cheia de sua graça' para que esta fosse a "Nova Eva" por meio do qual a humanidade iria recuperar a graça perdida com a desobediência do pecado original. Para isso, era necessário preservá-la de todo pecado.
As circunstâncias miraculosas de seu nascimento dariam indicações de sua natureza divina. Mais uma vez, por meio de Isaías, Deus fez uma promessa.
À casa de Davi não seria dado um sinal de sua própria escolha, mas um sinal determinado por Deus: “eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe chamará Emanuel [literalmente: Deus conosco]” (Is 7.14).
Embora muitos debates tenham focalizado a questão se o termo hebraico “almah” deveria ser traduzido como “virgem” ou “mulher jovem”, os tradutores judaicos da septuaginta (a tradução grega do Antigo Testamento) escolheram o termo grego “parthenos”, para indicar claramente o que entendiam que a palavra hebraica deveria significar, ou seja, “virgem”. Além disso, “parthenos” foi a palavra empregada por Mateus em seu evangelho, quando citou essa passagem de Isaías (Mt 1.23). Conseqüentemente, o sinal miraculoso que Deus iria conceder seria o fato de uma virgem conceber e dar à luz um filho.
Estreitando ainda mais a árvore genealógica do Messias, Deus planejou que Ele viesse de uma nação específica – Israel (Gn. 22,18; compare Gl. 3,6); de uma tribo específica de Israel – Judá (Gn. 49,10); de uma família específica de Judá – a família do rei Davi (Jr. 23,5)- de uma Mãe específica - Maria (Lc.1,42) - Portanto, esses eram os requisitos genealógicos que iriam identificar o Messias. 
’Deus enviou Seu Filho’ (Gl 4:4), mas, para ‘formar-lhe um corpo’ (Hb 10:5) quis a livre cooperação de uma criatura. Por isso, desde a eternidade, Deus a escolheu e predestinou para ser Mãe de Seu Filho.
Deus sabe tudo de nós, antes mesmo de sermos gerados no ventre de nossas mães ele tem toda a nossa vida em seus planos (Sl 139, 1-18; Jr 1, 4-5). A Bíblia diz que Jesus era judeu segundo a carne, logo, a carne que Ele recebeu veio de sua Mãe terrena, Maria, da qual recebeu carne, ossos e sangue genuinamente israelita para salvar os judeus (Rm 9:5).
Não bastava que o Salvador não tivesse pecados, pois, Adão e Eva também não o tinham, Ele tinha que ser Deus. Pois, sendo Deus e Homem venceria a morte, e reconciliaria a humanidade com Deus Pai!Muitas pessoas, ao longo da História da Salvação, encontraram graça diante do olhar de Deus, e foram usadas por Ele, mas a Maria foi dita que estava cheia da Graça, antes mesmo de conceber Cristo em seu ventre!
Afinal, “quem é esta que surge como a aurora‚ bela como a lua‚ brilhante como o sol‚ temível como um exército em ordem de batalha?” (Cant 6‚ 8-10).
Ao criar Maria, Deus onipotente a isentou da mácula original e fez n’Ela grandes maravilhas. Aquele que fez o Céu e a Terra resgatou da culpa da raça humana aquela que seria a Mãe do Salvador livrando-a da culpa original.
Antes de o sol nascer e deitar seus raios, já ilumina a Terra com um belo colorido.
Antes de ser gerado e nascer, Jesus Cristo irradiou o esplendor da graça redimindo Maria, inocentando-a da culpa original, ostentando sobre Ela os raios da mais perfeita virtude, fazendo-a imaculada. Assim, sem mácula e com virtude perfeita Ele, veio ao mundo para realizar sua missão redentora
 Quando Maria foi visitar sua prima Isabel ela estava grávida de João Batista, que salta de alegria ao ouvir a voz de Maria, ou seja, aquele que Deus declara ser mais importante que todos os patriarcas, profetas e santos do Antigo Testamento, estremece de alegria ao ouvir a mãe de Deus. E nós? Em nossa pequenez, vamos renegar essa mulher especial escolhida entre todas?

Um comentário:

  1. BOM DIA !! ENCONTREI ESTE BLOG NA AGENDA DOS BLOGS. È MARAVILHOSO, LINDO, INTERESSANTE NÃO SOMENTE VISUALMENTE (FICO DE BOCA ABERTA) COMO TAMBÉM NO CONTEÚDO. MEU BLOG É INTERDENOMINACIONAL (DE ANTEMÃO COMUNICO QUE NÃO SOU CATÓLICA MAS CREIO QUE SOMOS TODOS IRMÃOS EM CRISTO APESAR DE DIVERGÊNCIAS DE ENSINAMENTOS).
    UM FORTE ABRAÇO!
    CRIS
    MEU BLOG É http://blogcrescimentocristao.blogspot.com.br/
    AGUARDO SUA VISITA

    ResponderExcluir

DEIXE SEU COMENÁRIO OU ESCREVA PARA NÓS PELO E-MAIL:
mac-jordan@hotmail.com