SANTIFICAR O SÁBADO OU O DOMINGO?
Até a ressurreição, Jesus e seus discípulos observavam o sábado e as festas judaicas. Porém , com sua morte e ressurreição, tudo mudou!
(Colossensses 2: 16-17) - "Ninguém pois vos critique por causa de comida ou bebida, ou espécie de festas ou de lua novas ou de sábados. Tudo isso não é mais que sombra do que devia vir. A realidade é Cristo".
Em outras palavras, por causa da vida, morte e ressurreição de Jesus as festas do Antigo Testamento já estão cumpridas e continuar observando-as significa ainda estar na Antiga Aliança, como se Cristo ainda tivesse vindo.
Portanto, o que vemos no Novo Testamento é que todos os mandamentos são mantidos menos o que diz respeito ao sábado.
O sábado, como dia santificado, foi um sinal entre Deus e Israel. Foi uma obrigação restrita aos judeus.
A Lei não muda ou Deus que nunca muda?
Ora, na antiga lei quando uma mulher ou um homem adulteravam, deveria ser apedrejados até a morte; mas hoje não é mais assim, porque?
Houve ou não houve uma mudança na lei? e quem mudou a lei, fomos nós ou foi o próprio Deus?
Certamente foi Deus, vemos isso no caso da mulher adúltera ( Jo 8.3-11 ), quando os escribas e fariseus levaram ela a presença de Jesus, onde ele mesmo provou que ninguém poderia seguir completamente a lei, é aí onde vemos Deus, que é Jesus, mudar a lei por ser ela inútil e motivo de injustiça dos fariseus e escribas em relação ao povo pecador.
A partir da Ressurreição de Cristo, o Dia do Senhor é o Kyriake isto é, o dia em que os Cristãos se reúnem para o culto. Depois da Ressurreição de Jesus, ficou um dia reservado para o culto, e chamou-se a esse dia o Dia do Senhor, ou Domingo .
Assim como tivemos esta primeira aliança de Deus com seu povo libertando-o da escravidão Jesus no Novo Testamento faz a NOVA E ETERNA ALIANÇA para a libertação definitiva (eterna) da escravidão do nosso pecado original que nos mantinha longe da comunhão com o Reino de Deus, então assim como os Judeus observavam o dia de sábado que foi o dia de sua salvação, nós cristãos comemoramos o dia de domingo que representa o dia de nossa Redenção através da Ressurreição de Jesus no Domingo, entao a mesma obrigaçao que os judeus tem sobre o sabado porque foram salvos nós tambem temos no Domingo o dia santo de nossa libertação.
O domingo pertence ao Senhor e teve um significado muito especial para os Cristãos desde as primeiras gerações.


A Ressurreição de Jesus aconteceu no primeiro dia da semana, quando Ele apareceu glorioso aos seus discípulos e discípulas. Por isso, os apóstolos e as primeiras comunidades cristãs passaram a chamar esse dia de "domingo" - "dies Domini" - dia do Senhor, e os primeiros cristãos passaram a reunir-se sempre no primeiro dia da semana para celebrar a presença do  Ressuscitado em meio à comunidade e para partilhar seus bens entre os necessitados. Os primeiros cristãos mudaram, assim, o sagrado costume judaico de santificar o dia de sábado.
"O sábado foi feito para o homem e não o homem para o sábado! o Filho do homem é senhor também do sábado"
(S. Marcos 2,27).




Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENÁRIO OU ESCREVA PARA NÓS PELO E-MAIL:
mac-jordan@hotmail.com