A CRUZ DA UNIDADE
Trata-se de uma imagem da Cruz, onde Maria Santísima recolhe num cálice o sangue de Cristo, para oferece-lo ao Pai como vítima pelo mundo! 
É o Cristo que está profunda e intimamente vinculado a Maria, sua Mãe, constituída como colaboradora e companheira permanente em sua missão redentora entre os homens.
A vinculação entre Cristo e Maria, na obra de Schoenstatt, está expressa na Cruz da Unidade.
A cruz é simbólica... Representa a Unidade perfeita de intenções, ações e sofrimento entre Mãe e Filho no Calvário.
REPRESENTA MARIA COMO AQUELA QUE, ESTANDO AOS PÉS DA CRUZ COM O CORAÇÃO TRANSPASSADO PELA DOR, OFERECE AO PAI OS SEUS SOFRIMENTOS UNIDOS AOS DE SEU FILHO PELA SALVAÇÃO DA HUMANIDADE.
ELE é o redentor!  Ela, unida a ele, torna-se Co-Redentora, colaboradora e cooperadora na obra da Redenção.
 O Pai quis que tudo acontecesse com a presença, a participação e cooperação dela a partir de seu livre "SIM" aos planos de Deus .
Na cruz que levo no peito
De pé como quem vigia
Recolhe o sangue de Cristo
A doce virgem Maria!

Assim ao lado do filho
Fazendo parte da cruz
Parece crucificada
Parece mais com Jesus!

Auxiliar companheira
Ao plano de Deus convém
Ó vem me lava no sangue
Que foi teu sangue também!

Na cruz também padeceste
A dor que nos fez nascer
Que seja mãe meu amor
Meu jeito de agradecer!

Ó mãe assim presa à cruz
Me ensinas a liberdade
Feliz me prendo a teu lado
Na nossa cruz da unidade!

Já tanta cruz encontrei
Todas com tanta verdade
Mas toda verdade achei
Na minha cruz da unidade!
(Trechos da música "cruz da unidade" do Pe. Antônio Maria)
Com certa facilidade, pode-se constatar a convicção da Igreja em tomar Maria Ssma. como a Pessoa estratégica na Obra da Redenção e Salvação, segundo os desígnios da Ssma. Trindade.
Basta tomar a sério a verdade de que Ela foi eleita como a Filha Bem Amada do Pai, a Mãe Colaboradora Oficial de Cristo na Obra da Redenção; e ainda a Mulher dócil e Esposa dileta do Espírito Santo, por isto trabalhou o coração e a pessoa dela, desde toda a eternidade, adornando-a de todos os privilégios, títulos, santidade, virtudes, poder, beleza. 

Um comentário:

  1. Adorei saber o significado dessa cruz que é maravilhosa e por incrível que pareça achei uma dessas em azul e prata, agorinha, nesse instante e colocando na correntinha coloquei-a na porta de meu quarto. Estava organizando minha caixa de brincos. Parei um pouquinho e vim aqui e li sobre a cruz! Que maravilha! grande abraço.

    ResponderExcluir

DEIXE SEU COMENÁRIO OU ESCREVA PARA NÓS PELO E-MAIL:
mac-jordan@hotmail.com