COMO AGIR NA IGREJA ?
A igreja é a casa de Deus, é lugar de oração. Portanto, deve-se estar nela com sumo respeito e silêncio.
 Nunca Jesus se manifestou tão visivelmente indignado, como quando notou que se faltava de respeito ao Templo; pois, chegou ao ponto de açoitar os profanadores.
Ao entrar e sair da igreja toma-se a água benta com o dedo indicador da mão direita e se faz o sinal da cruz. Ao passar diante do altar onde se conserva o SS. Sacramento, faz-se devotamente a genuflexão.
O ato de fazer a genuflexão não significa em si mesmo apenas adoração, isso depende muito do sentimento que se emprega ao fazê-lo, porque também pode ter sentido totalmente diferente como o de reverenciar, honrar e de reconhecer nossa pequenez diante das coisas sagradas.
Josué junto com todos os anciãos se prostraram frente a arca da aliança que não era o Deus verdadeiro, e ficaram prostrados diante dela , será que Josué e os anciãos foram idolatras e trocaram o Deus verdadeiro pela arca da aliança?
Josué 7:6 "PROSTOU-SE COM A FACE POR TERRA até a tarde DIANTE DA ARCA DO SENHOR, tanto ele como os anciãos de Israel, e cobriram de pó as suas cabeças."
 A genuflexão diante a Virgem Santísima e aos santos é sinal de reverência e amor (não adoração).
A genuflexão é um ato de humildade que expressa nossa fé em uma autoridade superior a nós mesmos.
Chegando ao lugar que se deseja ocupar na igreja, ajoelha-se e faz-se o sinal da cruz.
Convém rezar logo o ato de contrição, afim de que nossa alma fique mais purificada, e assim agrademos mais a Deus e alcancemos mais facilmente as graças de que necessitamos.
É muito bom fazer também a Comunhão espiritual, se não pudermos fazer a comunhão sacramental.
A postura, quer de joelhos, quer de pé, ou sentado, deve ser sempre muito respeitosa. Ao passar na frente da mesa do altar, se não houver o Santíssimo, faz-se somente uma inclinação profunda com a cabeça.
Ao entrar em uma Igreja, veja se há lâmpada acesa diante do altar. Havendo, faça uma genuflexão, porque a lâmpada indica a presença do “Santíssimo Sacramento”. Não estando acesa a lâmpada, a genuflexão é dispensada.
- Ninguém deve conversar na Igreja, principalmente quando há ofício.
Logo que percebeis uma tentação, invocai com fé os nomes santíssimos de Jesus e de Maria, ou dizei com fervor alguma outra jaculatória, como por exemplo: “Dai-me a graça, Senhor, de nunca vos ofender“; ou também fazer o sinal da cruz, evitando, porém, que pelos atos exteriores os outros percebam nossa tentação.
Uma mulher imodestamente vestida, é um poderoso auxiliar que o demônio tem para conseguir a perdição das almas.
O escândalo é um horrendo pecado.
Diz N. S. Jesus Cristo: “Ai daquele pelo qual vem o escândalo! Melhor lhe fôra que lhe amarrassem ao pescoço uma pedra de moinho e o atirassem ao fundo do mar“.
Senhoras e Senhoritas: imitai a Santíssima Virgem, que é o modelo mais perfeito para toda mulher, qualquer que seja o seu estado ou condição.
Sede modestas em todos os lugares, principalmente na Igreja, que é a casa de Deus.
Muitas vezes, porém, as modas são ridículas, antigiênicas e imorais. Toda pessoa séria deve detestar tais modas.
A vós, que credes que há um céu e um inferno eterno, e não obstante, viveis mal, com a alma agravada por culpas mortais, e não tratais de deixar esse miserável estao, digo-vos, que o vosso procedimento é próprio e só de quem perdeu o uso da razão.
Pensai seriamente nas verdades eternas, reformai a vossa vida e fazei penitência de vossos pecados.
Estai sempre bem preparados para a morte, tendo em dia as vossas contas e muito em ordem os negócios espirituais e temporais.
Liturgia é o culto público que a Igreja Católica presta a Deus por meio dos seus legítimos ministros.
A santificação dos fiéis é importantíssima, mas em primeiro lugar vem a adoração a Deus. Que seja observada sempre a devida ordem das coisas!
Nossa liturgia não termina na terra, mas continuará no céu, na esplendorosa visão de Deus. 
Lembre-se que a vida presente é breve; é o dia de hoje, é sombra que foge, é fumo que se esvai.
Que todos infalivelmente havemos de morrer; e que depois da morte há um juízo severíssimo, uma eternidade de delícias inefáveis para os bons, de tormentos indizíveis para os maus.
Que o negócio que mais nos deve preocupar é a salvação de nossa alma. Pois, que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se vier a perder eternamente a sua alma?
Quem puder procure todos os dias:
1) Ouvir a Santa Missa e Comungar.
2) Fazer uma visita, mesmo que seja breve, ao Santíssimo Sacramento.
3) Rezar o Santo Terço.
4) Ler algum livro piedoso e meditar o que se tem lido, ainda que a leitura e meditação durem só alguns minutos.
Ditoso é o cristão que pratica estas coisas! Não só assegura a salvação de sua alma, mas outrossim, acumula riquezas imensas para a vida eterna. 
Muitas vezes querer é poder, pois, uma vontade bem decidida terá tempo e meios para tudo. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENÁRIO OU ESCREVA PARA NÓS PELO E-MAIL:
mac-jordan@hotmail.com