SANTA EDWIGES
ESTRELA DE CARIDADE - 16 DE OUTUBRO
Altar de Santa Edwiges em seu Santuário no Rio de Janeiro - Brasil
Santa Hedwiges ou Edwiges, duquesa da Silésia e da Polônia foi canonizada pelo Papa Clemente IV vinte anos depois de sua morte. na transladação do corpo sua mão direita foi encontrada intacta, segurando a imagem da Virgem Maria, com o qual fizera tantos milagres na terra. O dia 16 de outubro foi decretado dia de sua festa.
Passou a vida fazendo o bem e aplicando sua fortuna aos necessitados, visitava os encarcerados e sua côrte eram os pobres, os aleijados, os enfermos e endividados.
A Santa Duquesa seguida de mulheres com cestos de pão, roupas e dinheiro repartia-os com os necessitados, dando a beijar a imagem da Virgem Maria que sempre levava consigo. As vezes nesse momento acontecia o prodígio e muitos doentes eram curados.
Santa Edwiges teve três filhos: Henrique, Conrado e Boleslau e três filhas: Inês, Sofia e Gertrudes.
Depois do nascimento da última, ela e o esposo fizeram voto de castidade diante do Bispo.
Relíquias de Santa Edwiges em peregrinação pela Polônia.

Por meio de intensos jejuns, sacrifícios e penitências continuadas, buscava alcançar a paz em seu Reino e em sua família, conseguiu por sua influência moral a conversão do seu esposo o duque Henrique. Meditava profundamente na paixão de Cristo e nas dores de Nossa Senhora, com paciência e amor tratava a todos com delicadeza e suavidade apesar de sua nobre posição.  Servia a Deus na pessoa dos pobres e dos enfermos  sendo modelo de piedade e de penitência extrema.
Santa Edwiges empenhou-se muito na construção de mosteiros, entre eles o de Trebnitz onde ela mesma viveu como monja cisterciense, também na construção de conventos, escolas e hospitais para que o povo tivesse melhor assistência e instrução religiosa.
Teve grande influência na vida política sobretudo na cristianização dos povos eslavos da Silésia e Polônia.
É invocada como padroeira dos endividados porque quando alguns estavam presos por não terem como pagar suas dívidas, ela os socorria alcançando-lhes a liberdade.
Muitas associações de Caridade espalhadas pelo mundo são inspiradas em Santa Edwiges e no seu amor pelos pobres e marginalizados da sociedade.
Na Foto acima, vemos devotas polonesas de Santa Edwiges levam pão aos pobres a exemplo da Santa Duquesa.
Santa Edwiges previu e assistiu a morte de todos os seus filhos, exceto da filha Gertrudes que se tornou abadessa no mosteiro de Trebnitz, após a morte do esposo, transferiu-se definitivamente para o mosteiro, instalou-se humildemente nos fundos do convento e seguia rigorosamente a regra, apesar de não ter emitido os votos para não ficar impossibilitada de socorrer os pobres que à ela recorriam.
Após a sua morte em 15 de outubro de 1243, sua fama de santidade cresceu ainda mais e sua sepultura tornou-se lugar de intensa peregrinação e muitos milagres que ali ocorreram.
Conta-se que o próprio papa Clemente IV exigiu um milagre à Santa Edwiges como condição para sua canonização, tendo sido atendido, elevou Santa Edwiges aos altares em 26 de março de 1267.
Santa Edwiges perfumou a história de seu povo e realizou plenamente o sublime ideal de princesa e soberana católica!
Na atual crise econômica por que passa a Europa e todo o mundo, mais do que nunca se faz necessário recorrer a intercessão de Santa Edwiges!
Também a família cristã que passa por situações de crise, pode recorrer a Santa Edwiges, protetora das famílias e dos lares, pois foi modelo de esposa e mãe e sofreu muito devido a dolorosos problemas familiares.
Seu culto espalhou-se por muitos lugares do mundo!
ORAÇÃO A SANTA HEDWIGES

Senhor meu Deus todo poderoso, criador do céu e da terra, vós que tudo regulais em justiça e misericórdia, aceitai a prece que humildemente vos dirijo por intermédio de Santa Edwiges vossa serva, que tanto vos amou na terra e que usufrui da graça de contemplar vossa Divina face.  Santa Edwiges, que pelos vossos merecimentos, pelas vossas virtudes e pela ardorosa fé em Nosso Senhor Jesus Cristo, fostes por Deus constituída a protetora dos pobres e endividados, dos que sofrem aflições pela carência de recursos, vinde em meu auxílio!
Levai a presença do Filho de Deus, Nosso Senhor, o apelo que vos faço...Vinde em meu socorro Santa Edwiges e dai a este humilde devoto a vossa proteção, proporcionando-me os meios de obter recursos suficientes a fim de regularizar minha vida.
De modo que volte a paz e a tranquilidade ao meu espírito. Confiando em vossos mértiro e em vossa caridade, peço Santa Edwiges lançardes vossa bondosa complacência sobre mim.
Santa Edwiges Advogada dos pobres e endividados, Rogai por nós!
Santa Edwiges, Estrela de Caridade, Rogai por nós!
(Pai Nosso e Ave Maria)


Um comentário:

  1. ¡Que maravilla!¡ Que santa tan interesante,! Desconocía su historia.
    ¡Muchas gracias por darla a conocer!
    Dios le bendiga!!!

    ResponderExcluir

DEIXE SEU COMENÁRIO OU ESCREVA PARA NÓS PELO E-MAIL:
mac-jordan@hotmail.com