SÃO MIGUEL ARCANJO
PROTETOR DA SANTA IGREJA CATÓLICA
São Miguel (cujo nome significa "quem é como Deus"?) é um dos principais anjos da hierarquia celestial, seu nome era o grito de guerra dos anjos bons na luta travada no céu contra o inimigo e seus seguidores. Quatro vezes o seu nome está registrado nas Escrituras.
(Daniel 12) o Anjo fala do fim do mundo e o anticristo diz: "Naquele tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que levanta a favor dos filhos do teu povo."
Na epístola católica de São Judas: "Quando o arcanjo Miguel, disputando com o diabo,alegou o corpo de Moisés", e faz alusão a uma antiga tradição judaica de uma disputa entre Miguel e Satanás sobre o corpo de Moisés, um relato de que também é encontrado no livro apócrifo sobre a assunção de Moisés (Orígenes, De Principiis III.2.2).
São Miguel escondeu o túmulo de Moisés, Satanás, no entanto, por divulgação, tentou seduzir o povo judeu ao pecado da adoração do herói. São Miguel também protege o corpo de Eva, de acordo com o "Apocalipse de Moisés" ("Evangelhos apócrifos").
* Quanto à sua posição na hierarquia celestial opiniões variam, São Basílio (Hom. De Angelis) e outros padres gregos, também Salmeron, Belarmino, etc, colocam São Miguel sobre todos os anjos, eles dizem que ele é chamado de "arcanjo", porque ele é o príncipe dos outros anjos, acreditam que ele é o príncipe dos serafins, a primeira das nove ordens angélicas.
 Mas, segundo Santo Tomás (Summa Ia.113.3) ele é o príncipe do coro da última e mais baixos, os anjos. A Liturgia Romana parece seguir os Padres gregos, que o chama de "Princeps coelestis militiae Quem cives angelorum honorificant". O hino do Breviário moçárabe coloca São Miguel até mesmo acima dos vinte e quatro anciãos.
Na arte cristã São Miguel é representado como um guerreiro angelical, armado com capacete, espada e escudo (muitas vezes o escudo ostenta a inscrição em latim: Quis ut Deus), de pé sobre o dragão, a quem, por vezes, perfura com uma lança. Ele também tem uma balança em que pesa as almas dos defuntos.
No local onde ele foi venerado, na Frígia, seu prestígio como curador angelical escondia sua interposição em assuntos militares. Foi desde os primeiros tempos o centro do culto verdadeiro dos santos anjos, particularmente de São Miguel. A tradição diz que São Miguel nos primeiros tempos da Primavera tocou nas águas do lago Chairotopa perto de Colossos, e todos os doentes que se banhava ali, invocando a Santíssima Trindade e São Miguel, eram curados.
Os cristãos do Egito colocaram seu rio que dá vida, o Nilo, sob a proteção de São Miguel, eles adotaram a festa grega e manteve-se a 12 de Novembro, no dia doze de cada mês, eles celebram uma comemoração especial ao arcanjo, mas 12 junho, quando o rio começa a subir, eles continuam como um feriado de obrigação a festa de São Miguel "para a nascente do Nilo".
Em 25 de setembro de 1888, após a sua missa de manhã, o Papa Leão XIII ficou traumatizada a ponto de desmaiar. Os presentes pensaram que ele estava morto. Depois de voltar à consciência, o papa descreveu uma conversa terrível que ele tinha ouvido falar das proximidades do tabernáculo. A conversa consistia em duas vozes - vozes que o Papa Leão XIII claramente entendida como sendo a voz de Jesus Cristo e o Diabo.
O Diabo se vangloriou de que ele poderia destruir a Igreja, se ele foi concedido 100 anos para realizar seu plano. O Diabo também pediu autorização para ter Maior influência sobre aqueles que se doam para o meu serviço" aos pedidos do Diabo, Nosso Senhor teria respondido: "a você será dado o tempo e o poder.
"Abalado profundamente por aquilo que ele tinha ouvido , o Papa Leão XIII compôs a seguinte oração a São Miguel (que também é uma profecia) e ordenou que ele seja recitado após todas as missas como uma proteção para a Igreja contra os ataques do inferno."
 A Oração:
Ó glorioso Arcanjo São Miguel, príncipe da milícia celeste, a nossa defesa na terrível luta que levamos em contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo de trevas, os espíritos do mal. Vem em auxílio do homem, que Deus criou imortais, feitos à sua imagem e semelhança, e redimiu por grande preço da tirania do demônio. Luta neste dia na batalha do Senhor, juntamente com os santos anjos, como já lutastes contra o líder dos anjos orgulhosos, Lúcifer e seu exército apóstata, que foi impotente para resistir a ti, nem havia mais lugar para eles no céu. Que cruel, a antiga serpente, que é chamado de diabo ou Satanás, que seduz todo o mundo, foi lançado no abismo com os seus anjos. Eis que este inimigo e destruidor dos homens volta a atacar. Transformado em um anjo de luz, ele perambula com toda a multidão de espíritos malignos, invadindo a terra, a fim de apagar o nome de Deus e do seu Cristo, para apoderar-se, matar e lançar as almas na perdição eterna os que são destinados a coroa da glória eterna. Este dragão ímpio derrama, como uma inundação mais impura, o veneno de sua malícia nos homens de mente depravada e coração corrupto, o espírito da mentira, da impiedade, da blasfêmia, e o hálito pestilento de impureza e de todos os vícios e iniquidade . Estes inimigos mais astutos encheram e inebriaram com fel de amargura a Igreja, a esposa do Cordeiro imaculado, e puseram mãos ímpias sobre suas posses mais sagradas. No Lugar Santo, em si, onde foi criada a Sé de Pedro o mais sagrado patrimônio da verdade para a luz do mundo, eles criaram o trono de sua abominável impiedade, com o projeto iníquo que, quando o Pastor tem sido atingido, as ovelhas podem ser dispersos. Levanta-te pois, ó príncipe invencível, Dai-nos ajuda contra os ataques dos espíritos perdidos para o povo de Deus, e dar-lhes a vitória. Eles veneram-te como seu protetor e padroeiro, em ti a santa Igreja se gloria como sua defesa contra o poder nocivo do inferno, a ti que Deus confiou as almas dos homens a ser estabelecida em beatitude celeste. Oh, rogai para o Deus da paz que Ele possa colocar a Satanás debaixo dos nossos pés, tão derrotado que já não possa ser capaz de manter os homens em cativeiro e prejudicar a Igreja. Oferece as nossas orações diante do Altíssimo, para que possam rapidamente conciliar as misericórdias do Senhor, tu que derrotaste o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, outra vez aprisionai em cativeiro, preso no abismo, para que ele não possa seduzir as nações. Amen.
Eis a Cruz do Senhor, que sejam dispersos os poderes hostis. O Leão da tribo de Judá tem conquistado, a raiz de Davi. As tuas misericórdias sobre nós, Senhor. Como nós esperamos em ti. Ó Senhor, ouve a minha oração. E deixe o meu clamor chegue a ti. Oremos. Ó Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, apelamos teu santo nome, e como suplicantes, imploramos vossa clemência, para que pela intercessão de Maria, sempre Virgem Imaculada e Mãe nossa, e do glorioso Arcanjo São Miguel, tua bondade se dignou a ajudar-nos contra Satanás e todos os outros espíritos impuros que vagueiam pelo mundo para o prejuízo da raça humana e à ruína das almas. Amen.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENÁRIO OU ESCREVA PARA NÓS PELO E-MAIL:
mac-jordan@hotmail.com