Santíssimo Nome de Maria
12 de setembro
"OS INFERNOS TREMEM DE MEDO AO OUVIR O NOME DE MARIA"
(SÃO BERNARDO)
Foi instituída como festa universal pelo Bendito Papa Inocêncio XI para comemorar a vitória sobre os turcos na Batalha de Viena em 1683. A festa celebra o nome de Maria, mãe de Jesus.
A festa foi estendida a toda a Igreja e atribuída ao domingo após o Nascimento de Maria. Antes da batalha, o rei Jan Sobieski colocou suas tropas sob a proteção da Virgem Maria. Após a batalha, o Papa Inocêncio XI, pretendendo homenagear Maria, estendeu a festa para toda a Igreja.

O exército CATÓLICO tinha que agir rapidamente, para salvar a cidade dos turcos e para impedir outro longo cerco caso acontecesse. Apesar da composição internacional e o tempo curto de apenas seis dias, uma estrutura de liderança eficaz foi estabelecida, centrada no Rei da Polônia e sua cavalaria pesada. A motivação era grande, uma vez que esta guerra não era como é habitual pelos interesses dos reis, mas para a defesa da fé cristã. E, diferentemente das cruzadas, o campo de batalha se encontrava no coração da Europa.
Kara Mustafá Pasha, por sua vez, foi menos eficaz, apesar de vir há meses organizando suas forças, promovendo suas motivações e lealdade e se preparando para o esperado ataque militar. Ele tinha confiado a defesa da retaguarda de seu exército ao Khan da Criméia e a sua força de cavalaria, que contava com cerca de 30 - 40.000 homens.

As forças da Santa Liga chegaram em Kahlenberg (uma montanha nos arredores de Viena), sinalizaram sua chegada com fogueiras. Nas primeiras horas de 12 de setembro, antes da batalha, uma missa foi rezada para o Rei da Polônia e seus nobres. Em menos de três horas após o ataque da cavalaria, as forças cristãs venceram a batalha e salvaram Viena.
Após a batalha, Sobieski parafraseou a famosa citação de Júlio César ao dizer "Venimus, Vidimus et Deus vicit" - "Viemos, vimos, e Deus conquistou".

"AÍ DE MIM SEM MARIA"

(SÃO LUÍS MONTFORT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENÁRIO OU ESCREVA PARA NÓS PELO E-MAIL:
mac-jordan@hotmail.com